REFLETIR
SOBRE A LEITURA E ESCRITA DIGITAL – 17/10/12
Ione Zangerolami Violato Mele
A
educação depende essencialmente da comunicação, pois é o diálogo seja ele oral
ou escrito, que permite a organização do pensamento.
Nos
dias de hoje, o acesso as Tecnologias da Informação e comunicação,
principalmente à Internet, são indispensáveis para dinamizar e facilitar o
ensino-aprendizagem. Esses novos espaços significativos podem contribuir com
grande quantidade de informações e de oportunidades de comunicações que sem
elas fica impossível formar o cidadão contemporâneo.
Na
comunicação digital a escrita e a leitura sempre terão um papel relevante, mas
pode ser utilizados vídeos, áudios, imagens etc., portanto, o desenvolvimento
do leitor/escritor do mundo digital tem necessidade de desenvolver competências
específicas nessa forma de comunicação.
Outro
aspecto a considerar são ganhos e perdas na escrita e leitura digital. As
perdas são: - letra manual perde a estética; - as abreviações passam a ter um
uso constante; - a linguagem informal passa ser mais usada; - disseminação do
plágio em trabalhos escolares; - não há esforço de entendimento e reflexão
durante a cópia; etc. Porém podemos minimizar propondo uma discussão que
permite avaliar se o aluno escreveu algo ou se a cópia buscou o entendimento.
Quanto
às vantagens da escrita e leitura digital podemos elencar: - compartilhar o conhecimento; -
participar da comunicação em redes sociais e uma alfabetização aplicada e
não artificial; - interatividade; - significante fonte de pesquisa; - inclusão de
figuras, molduras, gráficos, tabelas, entre outras; - rapidez para escrever e ainda para fazer as correções; - eliminar as
operações que ocorrem no suporte do papel como rasuras – flexibilidade e
plasticidade dos textos produzido, o passar a limpo etc. assim, permite o
estudante produções elaboradas, com utilização do seu tempo na construção como
sugere a didática de hoje.
Diante
de todas estas mudanças, é necessário clareza em relação aos objetivos da
inserção destas novas tecnologias nas escolas, pois não é a tecnologia que
propõem inovações, podemos estar reproduzindo o mesmo tipo de aulas mecânicas
do que na sala de aula, em vez de inovar usando a tecnologia como construtora
do conhecimento.
Há ainda um aspecto importante a
destacar, para que trabalho do professor, de mediação seja bem-sucedido, ele
também precisa ser um leitor/autor familiarizado com o mundo digital, se não
estiver acostumado com hipertexto não poderá ajudar o aluno a se apropriar das
possibilidades desse tipo de leitura. E, também, se só tiver habito de escrever
no papel, não dominará os recursos disponíveis nos processadores de texto, ou
na busca de informações na Internet que podem e devem sustentar o conteúdo das
produções escritas.
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